Policiais militares da Força Tática do 8º Comando Regional prenderam cinco homens, com idades entre 27 e 42 anos, na manhã de sábado (28), em Cotriguaçu. Eles são acusados de porte ilegal de arma de fogo, ameaça e envolvimento em uma invasão a uma propriedade rural. A ocorrência teve início após denúncia de agressão a funcionários de uma fazenda por uma empresa de segurança armada.
Segundo o boletim de ocorrência de sexta-feira (27), o grupo rendeu os funcionários de outra empresa que fazia a segurança local, roubou armamentos e danificou a rede de internet e câmeras de vigilância. Durante a abordagem policial, foram apreendidas duas espingardas calibre .12, seis revólveres calibre .38 e 74 munições de diversos calibres, parte delas pertencente à empresa de segurança vítima do roubo.
Em depoimento, os suspeitos afirmaram ter sido contratados por uma associação de produtores para proteger a área. No entanto, as vítimas informaram que a associação não possui legitimidade sobre a propriedade, que é alvo de litígios agrários frequentes, incluindo uma reintegração de posse ocorrida em agosto de 2024. Os detidos não apresentaram documentação que comprovasse vínculo legal com qualquer empresa de segurança.
Os cinco homens foram encaminhados para a delegacia junto com o material apreendido. A população pode colaborar com as ações da Polícia Militar de Mato Grosso por meio do 190 ou do número 0800.065.3939, sem necessidade de identificação.