Polícia prende 20 pessoas ligadas ao tráfico em Mato Grosso

Segunda fase da operação busca desarticular facção criminosa ligada ao tráfico de drogas e monitoramento de forças policiais

Fonte: CenárioMT

Algemas polícia
Ex-policial militar é condenado por mais um homicídio em tribunal do júri de Mato Grosso-Foto CenárioMT

Na manhã desta sexta-feira (29), a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste deflagrou a segunda fase da Operação Sentinelas. Segundo informações repassadas ao CenárioMT, a ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa fortemente estruturada, envolvida com tráfico de drogas, associação criminosa e vigilância sobre as forças de segurança da região.

Mandados cumpridos

Em consulta realizada pelo CenárioMT, foi confirmado que a operação cumpre 70 ordens judiciais, sendo:

[Continua depois da Publicidade]
  • 20 mandados de prisão preventiva;
  • 35 mandados de busca e apreensão domiciliar;
  • 15 medidas cautelares diversas da prisão, incluindo monitoramento eletrônico (tornozeleira).

Todas as ordens foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Primavera do Leste, tendo como alvos residentes no município.
A operação mobilizou mais de 100 policiais civis das Diretorias Metropolitana, de Atividades Especiais (DAE) e do Interior, conforme apurado pelo CenárioMT.

Primeira fase

Após informações apuradas pelo CenárioMT, a primeira fase da Operação Sentinelas foi realizada em 15 de julho. Na ocasião, diversos integrantes da facção foram alvos de mandados judiciais, após investigações conduzidas pela Derf que revelaram uma estrutura criminosa local com vínculos diretos com facções de maior porte.

[Continua depois da Publicidade]

Essa investigação mostrou que o grupo criminoso não apenas fomentava o tráfico de drogas em Primavera do Leste, como também exercia monitoramento sistemático de regiões estratégicas da cidade, com a intenção de impor domínio territorial e dificultar a atuação policial.

Impacto da operação

Conforme registro obtido pelo CenárioMT, a continuidade da Operação Sentinelas representa um avanço no combate à criminalidade organizada em Mato Grosso, desarticulando núcleos locais que serviam de base para o fortalecimento de facções criminosas.

Reportagem: Redação CenárioMT – 29 de agosto de 2025

Veja mais:

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .