A Polícia Militar de Mato Grosso desarticulou, nessa sexta-feira (29), uma associação criminosa que planejava roubar cerca de 130 cabeças de gado em uma propriedade rural localizada na Gleba Coqueiral, em Nobres (a 122 km de Cuiabá). A ocorrência envolveu crimes de roubo, cárcere privado, associação criminosa, corrupção de menores e posse ilegal de armas de fogo e munições. VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
O proprietário da Fazenda acionou as autoridades após notar movimentações suspeitas na propriedade. Ele relatou que, ao tentar contato com um dos funcionários, recebeu uma resposta incomum via aplicativo de mensagens, o que levantou a suspeita de que outra pessoa estaria utilizando o celular do trabalhador.
As equipes da PM de Nobres e Bom Jardim deslocaram-se até o local e flagraram dois indivíduos correndo em direção ao morro. Na varredura pela fazenda, os policiais encontraram dois adolescentes, ambos de 16 anos, e o funcionário, que estava amarrado em um quarto externo. No local, foram apreendidas duas garruchas calibre .22 e 12 munições.
A vítima foi libertada e relatou o desaparecimento de seu celular e carteira. Durante depoimento, os adolescentes apontaram o envolvimento do caseiro da fazenda, de 35 anos, e do vizinho da propriedade, 43 anos. Os dois foram localizados em seguida. Na residência do suspeito foram apreendidas mais 12 munições calibre .22. Já com o comparsa, os policiais encontraram uma espingarda de pressão adaptada para calibre .22, além de sete munições e um celular.
No decorrer da operação, outro suspeito foi localizado na região da Estância Cyclo das Águas. Antes da abordagem, o indivíduo quebrou seu celular, mas acabou detido e identificado, sendo um homem de 25 anos. Ele confessou que integrava o grupo e revelou detalhes do plano: os criminosos pretendiam render também o proprietário da fazenda e os motoristas dos caminhões boiadeiros, para roubar os veículos e transportar os animais.
De acordo com o relato, os invasores chegaram ao local por volta das 3h da madrugada de sexta-feira (29), utilizando um veículo VW Gol branco.
A ação contou com apoio de guarnições do 7º Batalhão, BOPE, CIOPAER, Força Tática do 2º Comando Regional e Patrulha Rural QCG. Todos os detidos, incluindo os adolescentes apreendidos, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Nobres, junto com o material apreendido.
VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram