Polícia Militar de Mato Grosso encerra extração ilegal de madeira na floresta amazônica

Operação ambiental identificou e embargou uma área clandestina de exploração de madeira em Colniza, com apreensão de equipamentos e toras.

Fonte: CenárioMT

PMMT
Polícia militar encerra extração ilegal de madeira na floresta amazônica - Foto: PM

Em ação realizada na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Militar de Mato Grosso embargou uma área de extração ilegal de madeira no distrito de Guatá, zona rural de Colniza, durante a Operação Hot Spot, vinculada à Tolerância Zero contra crimes ambientais.

Mais de 60 metros cúbicos de madeira, entre toras brutas e beneficiadas, foram apreendidos pelas equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio do Bope. No local, também havia uma serraria móvel em pleno funcionamento, operada por um homem que fugiu ao avistar os policiais e não foi localizado.

Segundo a PM, não havia qualquer autorização para a atividade, nem registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que caracteriza crime ambiental. A madeira recolhida foi destinada à subprefeitura de Guatá, após formalização de interesse do gestor distrital.

Os equipamentos encontrados foram inutilizados no local. O boletim de ocorrência foi registrado, e as providências legais estão em andamento.

A população pode colaborar com denúncias anônimas através do 190 ou pelo número 0800.065.3939.