Polícia leva serviços da Delegacia Itinerante a moradores do Distrito da Guia, em Cuiabá

Fonte: CENÁRIOMT

Policia leva servicos da Delegacia Itinerante a moradores do Distrito da Guia em Cuiaba
Polícia leva serviços da Delegacia Itinerante a moradores do Distrito da Guia, em Cuiabá

A Polícia Civil de Mato Grosso iniciou nesta semana o projeto Delegacia Itinerante levando serviços da instituição, como registros de boletins de ocorrência, oitivas e informações à população do Distrito de Nossa Senhora da Guia, no município de Cuiabá.

A iniciativa é da Coordenadoria de Polícia Comunitária com o objetivo de levar os serviços a locais que não possuem unidades fixas da instituição, com atendimento prioritário e humanizado e a integração com a sociedade em ações de segurança pública.

Os atendimentos foram realizados na quinta-feira, durante todo o dia, na praça central do Distrito da Guia e contaram também com a participação da Polícia Militar, por meio do 1º Comando Regional e 10º Batalhão, e apoio do Conselho de Segurança Comunitária.

O coordenador de Polícia Comunitária, delegado Carlos Francisco, explica que muitas vezes os moradores de áreas mais distantes do centro urbano e de localidades rurais não conseguem se locomover para ter acesso a esses serviços. “É aí que entra a equipe da Delegacia Itinerante, para facilitar o acesso e levar a Polícia Civil mais próximo do cidadão e incentivar a busca por informações e direitos básicos”, informou o delegado.

[Continua depois da Publicidade]

Foram disponibilizados serviços como registro de boletim de ocorrência e atendimentos a vítimas de violência doméstica e familiar, crianças e adolescentes em situação de violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente e idosos em situação de violação do Estatuto da Pessoa Idosa.

As equipes da Polícia Civil realizaram oitivas de testemunhas e vítimas, entrega de intimações e formalização de termos de renúncia. Os serviços foram realizados dentro do ônibus da Polícia Civil, climatizado e com equipamentos disponíveis para os registros.

Amanda Vicente é moradora do distrito e aprovou a iniciativa da Delegacia Itinerante. “É uma forma do Estado abraçar a comunidade, muitas vezes há pessoas que sofrem diversas formas de violência e aqui podem ter esse alcance do serviço”.

Para Rubens da Silva, um dos moradores mais conhecidos do Distrito da Guia, a Delegacia Itinerante significa inclusão. “Há moradores aqui que tem algum tipo de deficiência e muitas vezes necessitam se deslocar a Cuiabá para fazer um boletim de ocorrência”.

A Delegacia Itinerante foi aprovada pelo Conselho Superior de Polícia e contará com o apoio logístico e operacional da unidade responsável pela respectiva área de atuação.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).