Polícia investiga rede ligada a médico acusado de crimes sexuais em MT

Operação da Polícia Civil mira oito pessoas suspeitas de envolvimento com o médico preso por abusos sexuais contra crianças.

Fonte: CenárioMT

Polícia investiga rede ligada a médico acusado de crimes sexuais em MT
Polícia investiga rede ligada a médico acusado de crimes sexuais em MT - Foto: PJC

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (17) a Operação Verdades Secretas, com o objetivo de aprofundar as investigações contra Thiago Bitencourt Lanhes Barbosa, conhecido como “Dr. Thiago” (PL), já indiciado por múltiplos crimes sexuais contra crianças. A ação incluiu o cumprimento de 16 mandados judiciais, entre buscas, apreensões e quebras de sigilo telemático.

Entre os alvos estão oito pessoas próximas ao médico, sendo sete mulheres — que, conforme apuração, mantinham vínculos afetivos com ele sem conhecimento mútuo — e um homem investigado por produzir, armazenar e compartilhar pornografia infantil. As diligências foram realizadas em sete cidades de Mato Grosso e também em Recife (PE).

As investigações indicam que o médico se aproximava de mulheres com filhas ou acesso a crianças, sendo que algumas delas teriam colaborado, mesmo que de forma indireta, com os abusos. Um dos casos aponta que uma suspeita chegou a realizar um aborto sob orientação do investigado, o que revela o nível de manipulação envolvido na rede.

Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos que agora passarão por perícia. O conteúdo poderá ajudar a identificar novas vítimas e cúmplices ainda desconhecidos.

Preso preventivamente com base em quatro mandados diferentes, Dr. Thiago já responde a quatro inquéritos concluídos por crimes sexuais. A polícia segue atuando para garantir justiça às vítimas e evitar novos casos.