Mato Grosso participou nesta terça-feira (9) da Operação Oliveira, ação articulada entre as Polícias Civis do Pará, Rio de Janeiro e Mato Grosso para combater crimes de estelionato. A mobilização ocorreu em Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger (MT) e Niterói (RJ).
As investigações começaram após um inquérito no Pará apurar a fraude do “falso parente”, que causou prejuízo superior a R$ 50 mil a um casal de idosos. A partir de provas obtidas por medidas sigilosas, identificou-se uma associação criminosa envolvida em golpes eletrônicos, ocultação de ativos e uso de contas bancárias de terceiros.
As apurações indicam que parte do grupo possui vínculos com facção criminosa de atuação nacional, que alicia pessoas para viabilizar a circulação de valores ilícitos. A operação resultou na apreensão de eletrônicos, bloqueio judicial de contas bancárias e deverá subsidiar novas análises patrimoniais e financeiras.
Mais de 50 policiais civis atuaram diretamente na ação, que reforça a integração entre estados no combate ao crime e faz parte do programa Tolerância Zero do governo estadual.