Polícia intensifica combate à violência doméstica com operação em Mato Grosso

Ação conjunta da Polícia Civil em Cuiabá e Várzea Grande resulta em prisões e apreensões contra autores de violência doméstica.

Fonte: CenárioMT

Polícia intensifica combate à violência doméstica com operação em Mato Grosso
Polícia intensifica combate à violência doméstica com operação em Mato Grosso - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso deu início nesta terça-feira (5) à Operação Shamar, voltada ao enfrentamento à violência doméstica nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão contra investigados por crimes cometidos contra mulheres.

A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública durante o mês de agosto, com ações simultâneas em todo o país. Em Mato Grosso, a operação segue até 4 de setembro, com reforço nas diligências para o cumprimento de decisões judiciais expedidas pelas Varas Especializadas de Violência Doméstica das comarcas envolvidas.

[Continua depois da Publicidade]

Os alvos da operação tiveram as medidas cautelares autorizadas com base em investigações conduzidas pelas unidades especializadas da Polícia Civil, com o objetivo de garantir maior segurança às mulheres e coibir reincidências.

Participam da operação equipes da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande.

[Continua depois da Publicidade]

O nome “Shamar”, que dá título à operação, é originário do hebraico e significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”. A ação também integra as atividades da campanha “Agosto Lilás”, que marca os 19 anos da promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), um dos principais marcos legais no combate à violência doméstica no Brasil.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .