A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, nesta terça-feira (22), uma cerimônia de reconhecimento às unidades e agentes que se destacaram no Programa Tolerância Zero durante o primeiro semestre de 2025. A solenidade ocorreu durante a entrega de 128 fuzis, cinco metralhadoras e outros equipamentos, adquiridos com investimento estadual de R$ 6 milhões.
Os homenageados foram reconhecidos pela redução de índices criminais e pela produtividade operacional. O governador Mauro Mendes participou da cerimônia, elogiou o desempenho das forças de segurança e anunciou que o governo premiará financeiramente os melhores resultados a partir de 2026.
“Vamos finalizar o decreto que regulamenta a remuneração por produtividade e eficiência. Em 2026, os policiais com melhores índices de redução de crimes serão premiados em dinheiro”, afirmou o governador.
O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, destacou os avanços conquistados com os investimentos e a execução do programa. Segundo ele, houve redução de até 30% nos homicídios, 40% nos roubos e ausência de roubos a instituições financeiras. A solenidade também marcou o início das comemorações pelos 190 anos da Polícia Militar.
As condecorações foram entregues em sete categorias: elaboração de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), apreensão de drogas, recuperação de veículos, apreensão de armas, prisões com mandado em aberto, redução de homicídios e condução de suspeitos.
No ranking das principais ocorrências, o 8º Comando Regional (Juína) liderou com a apreensão histórica de 1,5 tonelada de cocaína em Juruena, em fevereiro, em ação integrada com o Gefron, Polícia Federal e Bope. O 10º Comando Regional (Vila Rica) ficou em segundo lugar, pela operação que frustrou um ataque a banco e resultou na morte de três criminosos, incluindo um dos mais procurados do país. Em terceiro, o 6º Comando Regional (Cáceres) foi reconhecido pela prisão de oito suspeitos faccionados em uma operação que durou 96 horas.
O 5º CR (Barra do Garças) teve o melhor índice de redução de homicídios. Já o 2º CR (Várzea Grande) destacou-se em prisões com mandado em aberto. O 13º CR (Água Boa) liderou na elaboração de TCOs e condução de suspeitos. O 3º CR (Sinop) obteve maior número de veículos recuperados e armas apreendidas.
Durante os sete primeiros meses do programa Tolerância Zero, a PMMT apreendeu mais de 13,4 toneladas de drogas. As prisões por tráfico aumentaram 27,3%, as de foragidos da Justiça cresceram 28,5% e os flagrantes subiram 8,6% em comparação ao mesmo período anterior.
No total, foram registrados 39.291 boletins de ocorrência e TCOs, 791 armas apreendidas e 501 veículos roubados ou furtados recuperados.