Polícia frustra invasões de terras em Mato Grosso e prende 19 pessoas

Ao todo, mais de 100 pessoas participavam das invasões e 19 pessoas foram presas.

Fonte: CenarioMT

Polícia frustra invasões de terras em Mato Grosso e prende 19 pessoas
Foto: PMMT

As forças de segurança de Mato Grosso agiram com firmeza e barraram tentativas de invasão de terras em duas operações distintas na última segunda-feira (27).

No município de Novo Mundo, cerca de 100 pessoas participaram da ação ilegal, e 13 delas foram presas. Um homem de 47 anos, que tentava escapar da polícia, se feriu no braço e precisou de atendimento médico. Uma defensora pública que estava no local também foi detida.

Na operação, os agentes apreenderam uma espingarda calibre 20, munições, além de materiais utilizados para recarga de armas. Os invasores também estavam munidos de facas, facões e até mesmo um bastão de beisebol com pregos.

Polícia frustra invasões de terras em Mato Grosso e prende 19 pessoas
Foto: PM MT

Em uma segunda ação, em São José do Xingu, policiais civis e militares frustraram a invasão de uma fazenda. Seis pessoas, sendo cinco homens e uma mulher, foram detidas.

Segundo as investigações, os invasores são de outros estados e haviam alugado uma casa que funcionava como base para o grupo e para cooptação de novos membros, inclusive indígenas, para participar das ações ilegais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As prisões e apreensões foram realizadas em conjunto pela Polícia Militar, Polícia Civil e pelo Ministério Público do Estado. Os detidos serão indiciados por crimes como invasão de terra, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa.

As investigações dos flagrantes serão conduzidas pela Polícia Judiciária Civil, que abrirá inquéritos para apurar os crimes em detalhes.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.