Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são os primeiros estados a receber a Operação Incêndios 2025, deflagrada nesta quarta-feira (25) pela Polícia Federal. A iniciativa tem como principal objetivo o combate às queimadas ilegais e crimes ambientais, com foco nas áreas críticas do Pantanal e da Amazônia Legal.
Com ações de repressão e prevenção, o plano prevê a instalação de bases avançadas em pontos estratégicos, uso de geointeligência, mobilização de equipes especializadas e apoio da Força Nacional de Segurança Pública, além de parcerias com forças estaduais.
A operação é coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF, com o apoio de órgãos como o Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBio, AGU, além de instituições estaduais e municipais. A iniciativa visa reforçar a resposta às crescentes ameaças ambientais agravadas por eventos climáticos extremos.
Dados da PF apontam um aumento significativo nas investigações: foram instaurados 138 inquéritos em 2024, quase três vezes mais que os 46 de 2023. Somente em 2025, já há 42 investigações em andamento. O balanço do ano passado inclui ainda 29 mandados de busca e apreensão, 16 prisões em flagrante, três prisões preventivas e sequestros de bens que ultrapassam R$ 400 milhões.
Nas próximas semanas, a Operação Incêndios 2025 será expandida para outros estados da Amazônia Legal, incluindo Acre, Amazonas, Rondônia e Pará, reforçando o combate aos crimes ambientais em toda a região.