Polícia fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda (MT)

A Polícia Civil identificou e desativou um posto clandestino de combustíveis utilizado por garimpeiros em Pontes e Lacerda, resultando em um prejuízo de R$ 600 mil ao crime.

Fonte: CenárioMT

Polícia fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda (MT)
Polícia fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda (MT) - Foto: PJC

Mato Grosso — Um posto clandestino que abastecia garimpos em Pontes e Lacerda foi fechado pela Polícia Civil nesta quarta-feira (21). A ação resultou na apreensão de aproximadamente 200 mil litros de óleo diesel, além de equipamentos usados na operação ilegal.

As investigações começaram na terça-feira (20), quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu dois veículos carregados com cerca de mil litros de óleo diesel cada. Um dos veículos estava em uma estrada vicinal e o outro dentro de uma fazenda. O proprietário da área, de 53 anos, alegou não saber do uso do local para armazenar combustível.

[Continua depois da Publicidade]

No dia seguinte, a Polícia Civil recebeu a informação de que o combustível vinha de outra propriedade rural, também ligada ao produtor rural, mas administrada por seu genro. O local já era alvo de monitoramento e, com o uso de drones, os policiais constataram a retirada dos equipamentos do posto ilegal.

Durante nova diligência em outra fazenda do mesmo proprietário, os investigadores identificaram 22 contêineres com óleo diesel, mangueiras, bombas, uma escavadeira e um trator. Um funcionário de 27 anos foi localizado no local e, inicialmente, negou envolvimento. No entanto, acabou confessando que havia transferido o combustível durante a madrugada para evitar novas apreensões.

[Continua depois da Publicidade]

O funcionário foi conduzido à delegacia e o caso foi registrado como crime ambiental por uso irregular de substância perigosa à saúde e ao meio ambiente. O prejuízo estimado ao esquema criminoso é de R$ 600 mil.

As investigações seguem para identificar todos os envolvidos na operação do posto clandestino.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.