Durante operação do Batalhão de Proteção Ambiental, a Polícia Militar de Mato Grosso desmantelou mais um garimpo ilegal na zona rural de Nova Guarita, a 676 km de Cuiabá, nesta segunda-feira (29). Essa é a quarta ação contra mineração clandestina em apenas oito dias.
O flagrante ocorreu após equipes identificarem sinais de extração mineral não autorizada em uma propriedade da região, como parte da Operação Tolerância Zero. O apoio operacional foi realizado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).
No local, foram encontradas quatro motobombas, que foram inutilizadas por impossibilidade de remoção, além de uma espingarda calibre 36, com um cartucho intacto, escondida em um barraco improvisado. A arma e a munição foram entregues à Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Peixoto de Azevedo.
Nas últimas semanas, ações semelhantes já haviam sido registradas nos municípios de Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte. Nessas operações, diversos equipamentos como dragas, motobombas e combustível foram também inutilizados no combate à extração ilegal de minérios.
A Polícia Militar reforça a importância da colaboração popular e orienta que denúncias podem ser feitas anonimamente pelos números 190 ou 0800.065.3939.