A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (13), a Operação Tânatos para cumprir 16 mandados judiciais contra membros de uma facção criminosa atuante em Alto Taquari, a 479 km ao sul de Cuiabá. A ação foi motivada por crimes de tortura, homicídio e ocultação de cadáver registrados em março deste ano.
Foram executados oito mandados de prisão preventiva, seis de busca e apreensão domiciliar e dois de internação de menores infratores, expedidos pela Vara Única da Comarca de Alto Taquari. Cinco investigados foram presos, dois adolescentes apreendidos e outros três homens seguem foragidos.
Durante as buscas, os agentes localizaram mais de 130 porções de entorpecentes, incluindo maconha, pasta base e cocaína. Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas. Em um dos mandados, cumprido no Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis, um detento apontado como mandante de um homicídio teve três celulares apreendidos em sua cela.
A vítima do crime, Leonardo Fagundes Luiz, 26 anos, desapareceu em 28 de março de 2025, sendo visto pela última vez próximo a uma agência bancária de Alto Taquari. Investigações apontam que ele foi brutalmente torturado e morto pela facção, como suposta retaliação por importunar sexualmente uma adolescente. Familiares da jovem teriam acionado o grupo criminoso, que “sentenciou” o rapaz à morte. Um dos líderes do crime cumpre pena na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa.
A Delegacia de Alto Taquari continua as diligências para encontrar o corpo da vítima e responsabilizar todos os envolvidos.