A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (24.9) a Operação Iter Fractum, cumprindo 12 mandados judiciais contra integrantes de uma facção criminosa em Nova Lacerda, a 546 km de Cuiabá.
O objetivo da operação foi desarticular o grupo responsável por diversos crimes na região, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico, extorsão, ameaça e organização criminosa. Foram executados 8 mandados de busca e apreensão domiciliar e 4 mandados de prisão preventiva.
Ao todo, oito pessoas foram presas: uma por mandado de prisão preventiva e sete autuadas em flagrante por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação, incluindo três mulheres. Foram apreendidas mais de 100 porções de entorpecentes, como pasta base de cocaína e maconha, além de balança de precisão, revólver e outros materiais utilizados nas atividades criminosas.
Segundo o delegado Mateus Almeida Oliveira Reiners, os suspeitos vinham ameaçando e extorquindo moradores e comerciantes locais, além de estarem sob investigação por envolvimento em um desaparecimento. O grupo operava tráfico de drogas na modalidade delivery e armazenava armas, drogas e celulares usados nas extorsões em suas residências.
A ação contou com a coordenação da Delegacia de Comodoro e apoio das equipes das Delegacias Regionais de Pontes e Lacerda e de Cáceres, além da Polícia Militar de Nova Lacerda.