Cuiabá, Mato Grosso – Um homem foi preso em flagrante na segunda-feira (13.10) pela Polícia Civil, suspeito de integrar uma quadrilha especializada no furto de módulos eletrônicos de caminhões, conforme divulgado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA).
A prisão ocorreu após o motorista de um caminhão de transporte de cargas denunciar que estava descansando dentro do veículo quando ouviu barulhos e flagrou dois indivíduos retirando o módulo eletrônico do veículo. Os suspeitos fugiram em um Ford Fox em alta velocidade, segundo relato da vítima.
Investigação e prisão
Conforme apurado pela reportagem, a DERFVA iniciou diligências imediatas, utilizando levantamento de dados e checagens em sistemas policiais para identificar o veículo e localizar o suspeito. Ao chegar no endereço indicado, os policiais prenderam o homem em flagrante com o carro utilizado na ação criminosa. Durante o interrogatório, ele confessou participação no crime e em outros três furtos cometidos no mesmo dia.
O suspeito foi autuado pelo crime de furto qualificado pelo concurso de pessoas, considerando que os delitos foram praticados junto a outros comparsas.
Contexto do crime
Segundo o delegado da DERFVA, Ricardo Franco, os furtos de módulos eletrônicos em caminhões têm crescido significativamente na Região Metropolitana de Cuiabá, causando prejuízos financeiros relevantes ao setor de transporte de cargas e impactando empresas e motoristas autônomos.
“O combate ao furto de módulos de caminhões é prioridade para a DERFVA, diante do expressivo prejuízo causado e do envolvimento de grupos estruturados. As investigações continuam para identificar todos os autores e receptadores das peças furtadas. Trata-se de uma repressão qualificada e necessária para conter essa modalidade criminosa em expansão”, afirmou o delegado, em nota oficial.
Dados adicionais
- De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, furtos de cargas e veículos têm aumentado nos últimos anos em Mato Grosso, especialmente em áreas urbanas.
- Empresas de transporte relatam prejuízos que podem superar milhares de reais por módulo furtado, considerando danos e paralisação de operações.
As autoridades recomendam que motoristas mantenham atenção redobrada e adotem sistemas de rastreamento e segurança adicionais para prevenção de furtos.
Reportagem baseada em nota oficial da Polícia Civil de MT e entrevistas com a DERFVA.