Polícia Civil lança operação Virtude para combater maus-tratos a idosos em Mato Grosso

A primeira fase da Operação Virtude foi deflagrada em Cuiabá, visando apurar denúncias de maus-tratos contra idosos e garantir seus direitos.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil lança operação Virtude para combater maus-tratos a idosos em Mato Grosso
Polícia Civil lança operação Virtude para combater maus-tratos a idosos em Mato Grosso - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso iniciou, na manhã desta quinta-feira (18.9), a Operação Virtude em Cuiabá. O objetivo principal é investigar denúncias de maus-tratos contra idosos recebidas pela Delegacia Especializada de Delitos contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) e reduzir a demanda reprimida da unidade.

Segundo o delegado Marcos Veloso, diariamente chegam à DEDCPI diversas denúncias, muitas delas anônimas. “Nosso objetivo com esta operação é alcançar 90 ordens de serviço até o final de outubro”, afirmou. A unidade também recebe informações de órgãos de saúde e assistência social, reforçando a necessidade de coleta de dados e diligências para comprovar a veracidade de cada denúncia.

[Continua depois da Publicidade]

Na primeira fase da operação, foram mobilizados 12 policiais e seis viaturas da DEDCPI e da Diretoria Metropolitana para apurar doze denúncias e cumprir as ordens de serviço correspondentes. Outras seis fases estão previstas para outubro, em alusão às campanhas do Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro.

Essa data, estabelecida pela ONU em 1990, visa conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e cuidar dos idosos, garantindo seus direitos e promovendo um envelhecimento com dignidade e respeito.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.