Polícia Civil incinera plantação de maconha em Tangará da Serra após operação

Dois homens foram presos e diversos materiais apreendidos durante a Operação Mofo Cinzento em área de preservação ambiental.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil incinera plantação de maconha em Tangará da Serra após operação
Polícia Civil incinera plantação de maconha em Tangará da Serra após operação - Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Regional de Tangará da Serra, localizou e incinerou uma grande plantação de maconha nesta quinta-feira (11.9), durante a Operação Mofo Cinzento. Dois homens, de 20 e 28 anos, foram presos no local, armados com uma espingarda calibre 32.

As investigações começaram em julho, após denúncias sobre a plantação e barracos em área de preservação. Três homens chegaram a ser presos na época, suspeitos de devastar reserva legal e portar armas de fogo, incluindo um pai e seu filho.

Durante cerca de um mês, equipes da delegacia mantiveram campana na região até a prisão dos dois suspeitos desta quinta-feira. Foram apreendidos uma arma, cartuchos, plantas de cannabis sativa, balança, perfuradores de solo, galão de inseticida, sete rolos de arame e outros materiais relacionados à plantação.

O local apresentava plantação recém-colhida com sistema de irrigação completo, sacos de substrato e adubo. Os presos afirmaram atuar como seguranças a mando de um terceiro responsável pela plantação, que teria levado parte da droga para a cidade.

Próximo da plantação, centenas de pés de maconha estavam em processo de secagem sob lona preta. A área também sofria significativa devastação ambiental, com corte de árvores para a demarcação de cercas. Todos os materiais e os suspeitos foram levados à 1ª Delegacia de Tangará da Serra, onde um dos presos tentou fugir, mas foi recapturado.

O delegado Ivan Albuquerque Soares ressaltou que a ação é um recado firme contra facções criminosas em Mato Grosso. Na manhã de sexta-feira (12.9), a plantação foi incinerada, com parte do material mantida para perícia.