A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (28) a Operação Off-Road, visando desarticular uma associação criminosa especializada em fraudes por meio de cadastros de clientes. A ação, conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, cumpre 17 mandados de busca e apreensão.
Segundo a investigação, o grupo obteve acesso indevido a dados de consumidores de grandes lojas, especialmente revendedoras de pneus e insumos agrícolas. Com as informações, realizavam compras fraudulentas em nome das vítimas, revendendo os produtos no comércio de Rondonópolis.
Das ordens judiciais expedidas, 13 foram executadas em Rondonópolis, duas em Cuiabá, uma em Lucas do Rio Verde e uma em Sorriso. A operação contou com o apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e das delegacias dos municípios envolvidos.
Em um dos casos apurados, o grupo adquiriu pneus em uma loja de Sinop, utilizando dados de terceiros. Os produtos foram retirados em pontos parceiros em Rondonópolis e posteriormente revendidos em uma borracharia da cidade. As vítimas só descobriram as fraudes ao serem notificadas para pagamento das notas fiscais emitidas em seus nomes.
Com base nos indícios coletados, o delegado Fábio Nahas, da Derf Rondonópolis, solicitou os mandados judiciais que foram deferidos pela Justiça. A identificação dos envolvidos e a apreensão dos produtos ilícitos representam um avanço nas investigações.
O inquérito segue em andamento para análise de novas provas e identificação de outros possíveis integrantes da quadrilha.