Polícia Civil desarticula associação criminosa por desvio milionário de grãos em Mato Grosso

A Polícia Civil realizou a operação Safra Oculta para investigar um grupo acusado de desviar mais de 700 toneladas de soja avaliadas em R$ 1,1 milhão.

Fonte: CenárioMT

Polícia Civil desarticula associação criminosa por desvio milionário de grãos em Mato Grosso
Foto: PJC

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (19) a operação Safra Oculta, que mira um grupo criminoso envolvido no desvio de mais de 700 toneladas de grãos, avaliados em mais de R$ 1,1 milhão. A investigação conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) apura crimes de furto qualificado, associação criminosa, extorsão e falsidade ideológica.

No total, foram cumpridos seis mandados judiciais, incluindo buscas nas residências de um classificador de grãos e de um balanceiro, ambos ex-funcionários da empresa lesada. As ações ocorreram em Barra do Bugres e Guarantã do Norte.

O esquema ocorreu entre 2 e 9 de maio deste ano, quando 14 cargas de soja, somando cerca de 701 toneladas, foram desviadas de uma fazenda em Campo Novo do Parecis. O grupo utilizou documentos falsificados, manipulação de placas de caminhões e ausência de notas fiscais para fraudar o transporte da mercadoria.

As apurações apontam que funcionários do setor de carregamento, motoristas e intermediários participaram diretamente da ação criminosa. O inquérito também identificou práticas de coação contra trabalhadores e uso de documentação irregular.

Segundo o delegado Mário Roberto de Souza Santiago Júnior, responsável pela investigação, o material apreendido será analisado para ampliar as provas e identificar outros envolvidos. Ele destacou que a operação representa um avanço no combate ao desvio de cargas no estado. “Esse tipo de crime gera prejuízos milionários ao setor produtivo e afeta a segurança no transporte”, afirmou.

A Safra Oculta integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que intensifica ações contra facções criminosas em todo o estado.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.