A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou nesta terça-feira (16.9) a Operação Forasteiros, em apoio à Polícia Civil de Goiás. O objetivo foi desarticular uma facção envolvida no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro, com atuação interestadual.
As investigações revelaram que o grupo utilizava mulas para transportar entorpecentes de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, com destino a Goiás, abastecendo diferentes pontos de distribuição na região.
Em Cuiabá, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão no bairro Jardim Imperial, resultando na detenção de um suspeito investigado.
Ao todo, a Operação Forasteiros cumpriu 45 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva contra líderes do grupo. Também houve bloqueio judicial de cerca de R$ 2,5 milhões em contas bancárias, além de indisponibilidade de imóveis, veículos, objetos de luxo e outros bens ligados aos investigados.
As ações ocorreram em cinco estados: Goiás (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Trindade e Águas Lindas de Goiás), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Bahia (Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas) e Paraná (Foz do Iguaçu).
Cerca de 180 policiais civis participaram da operação, reforçando a integração e complexidade da ação. O delegado titular da Denarc de Cuiabá, Wilson Cibulskis, afirmou que a ação marca um avanço no combate ao tráfico de drogas interestadual, atingindo diretamente a estrutura financeira e operacional da organização criminosa. “O objetivo é desarticular os mecanismos de lavagem de dinheiro e interromper a atuação de lideranças ligadas a facções”, destacou o delegado.