A Polícia Civil de Mato Grosso ampliou as ações de combate ao crime ambiental no município de Comodoro. Entre os dias 11 e 22 de julho, a Delegacia local coordenou uma série de operações que resultaram em apreensões de cargas de madeira sem documentação e prisões em flagrante.
No dia 22 de julho, duas denúncias anônimas levaram à apreensão de caminhões transportando madeira ilegal. O primeiro caso ocorreu na zona rural, onde um veículo carregava cerca de 29 palanques de Itaúba sem nota fiscal ou autorização ambiental. Além de estar em más condições de segurança, o caminhão foi retido e o motorista preso.
Horas depois, uma nova denúncia alertou sobre um caminhão azul, da marca Mercedes-Benz, que circulava sem placas na entrada da Fazenda Itália, local frequentemente usado para burlar a fiscalização. A carga incluía 11 dúzias de madeira roliça e 20 palanques de Itaúba, todos sem autorização legal. O motorista, que alegou não saber o destino da carga, também foi preso em flagrante.
Entre os dias 11 e 13 de julho, duas apreensões de veículos com madeira sem documentação regular foram registradas na rodovia BR-174. Os motoristas foram conduzidos à Delegacia de Comodoro, onde foram autuados por crime ambiental.
As ações refletem o compromisso da Polícia Civil com a preservação ambiental, especialmente no que diz respeito à proteção da flora nativa. A instituição mantém operações contínuas para coibir a extração e transporte ilegal de madeira, com foco em espécies ameaçadas.