Jangada (MT) — A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a segunda fase da Operação Devastate, que cumpriu 28 ordens judiciais, sendo 14 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão domiciliar, contra suspeitos de integrar uma facção criminosa com atuação no município. As informações foram confirmadas pela assessoria da corporação.
Contexto do caso
De acordo com a Polícia Civil, os mandados foram expedidos pela Comarca de Rosário Oeste após investigações conduzidas pela Delegacia de Jangada. As medidas cautelares são resultado de um inquérito que identificou o envolvimento dos suspeitos com o tráfico de drogas e outras práticas ligadas ao crime organizado na região.
“Nossa investigação conseguiu levantar fortes indícios de envolvimento dos alvos com o tráfico de drogas em Jangada”, afirmou o delegado Mauro Perassolli, responsável pela coordenação da operação. Segundo ele, a ação representa uma continuidade das estratégias de repressão qualificada previstas no Programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso.
Legislação aplicável e combate às facções
A operação segue diretrizes da Lei nº 12.850/2013, que define organização criminosa e regulamenta a colaboração premiada, além de integrar esforços estaduais de segurança pública para conter a expansão de facções em cidades do interior. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso registrou aumento de 17% nas ações de combate a facções entre 2023 e 2024, refletindo o avanço das investigações de inteligência policial.
Compromisso institucional
Em nota oficial, a Polícia Civil reforçou o compromisso em garantir a ordem pública e a segurança dos cidadãos. “A instituição permanece vigilante na defesa da paz social de Jangada e no combate direto às organizações criminosas”, destacou o delegado Perassolli.
Em 2024, o Governo de Mato Grosso lançou o Programa Tolerância Zero, com foco em operações integradas contra facções. Desde então, mais de 120 mandados de prisão foram cumpridos em todo o estado, segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT).
Reportagem baseada em informações da Polícia Civil de Mato Grosso e da Sesp-MT.
Denúncias de crimes e atividades de facções podem ser feitas de forma anônima pelo 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil).