Finalizou nesta quarta-feira (1º de outubro) a capacitação promovida pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), destinada a servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).
Ao todo, 35 profissionais, incluindo fiscais da Sema e policiais civis da Dema, participaram das atividades que começaram na segunda-feira (29 de setembro) em Cuiabá, com o objetivo de aprimorar a atuação em missões de fiscalização ambiental.
Durante os três dias de curso, os participantes receberam treinamentos teóricos e práticos, com exercícios em áreas rurais de mata, desenvolvidos pelos instrutores da Core. O treinamento abordou planejamento operacional, noções sobre atuação de organizações criminosas, sobrevivência em área de mata, navegação e orientação, além de procedimentos de escolta para fiscais.
Segundo Frederico Murta, coordenador da Core, a iniciativa surgiu da Sema por meio do projeto de capacitação contínua, com apoio do Programa REM MT. O objetivo foi nivelar operacionalmente os procedimentos das equipes e aumentar a segurança durante as fiscalizações.
A capacitação também buscou integrar as ações entre órgãos, padronizar procedimentos e tornar as operações de fiscalização mais eficientes e seguras.