Polícia apreende caminhões de madeira ilegal e desvenda tática criminosa em Mato Grosso

As apreensões contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que realizaram a medição da madeira e os procedimentos periciais.

Fonte: CENÁRIOMT

Policia apreende caminhoes de madeira ilegal e desvenda tatica criminosa em Mato Grosso
Polícia apreende caminhões de madeira ilegal e desvenda tática criminosa em Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso desferiu mais um golpe contra o desmatamento ilegal na região de Juína. Na última sexta-feira (13 de junho), dois caminhões carregados com 21 toras de madeira foram apreendidos durante a Operação Cadeia Sustentável, deflagrada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) com apoio da Delegacia de Juína. O mais surpreendente é que o grupo criminoso chegou a atear fogo em uma ponte de madeira para tentar evitar a apreensão de um terceiro veículo.

Três pessoas envolvidas no transporte ilegal da carga foram levadas à Delegacia de Juína e autuadas em flagrante por crime de desmatamento e transporte ilegal de madeira.

Nesta fase da operação, policiais da Dema montaram uma barreira na estrada de chão da Linha 5, que conecta o distrito Filadélfia a Juína. A ação foi motivada por informações de que caminhões toreiros estariam extraindo madeira de uma reserva ecológica e se dirigindo à cidade para abastecer madeireiras.

Durante a abordagem, três caminhões carregados com toras de madeira foram parados. Dois deles, sem a documentação necessária, foram apreendidos, sendo um Volvo e dois Mercedes. Os condutores foram informados sobre a irregularidade e que seriam levados para prestar esclarecimentos.

Contudo, durante o trajeto até a delegacia, os detidos elaboraram um plano de fuga. Eles simularam um problema mecânico em um dos caminhões, e um dos motoristas conseguiu fugir pela mata. Enquanto os policiais realizavam buscas pelo fugitivo, outros envolvidos tentaram resgatar o caminhão supostamente avariado. Um motorista chegou a jogar o veículo contra os policiais, mas foi detido após um dos pneus furar.

Para complicar ainda mais o trabalho da polícia, outros criminosos envolvidos na extração ilegal de madeira tentaram atear fogo em uma ponte de madeira que dava acesso à região, na tentativa de impedir o avanço das autoridades.

Diante de todos os fatos, dois caminhões foram apreendidos e os três suspeitos, que atuavam como motoristas, foram autuados em flagrante por crime ambiental. As investigações continuam para identificar e responsabilizar outros envolvidos.

Operação Cadeia Sustentável

A Operação Cadeia Sustentável foi lançada em Juína em 5 de junho, com foco na fiscalização ambiental. A primeira fase da operação resultou na apreensão de grandes volumes de madeira de origem ilegal, além da detenção de cinco pessoas e apreensão de veículos usados no transporte clandestino.

As apreensões contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que realizaram a medição da madeira e os procedimentos periciais. Os veículos apreendidos foram levados para o pátio do Ibama em Juína.