Uma operação conjunta das forças policiais em Mato Grosso resultou na apreensão de 103 quilos de drogas e na prisão de um homem no município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, conforme divulgado pela Polícia Civil de MT. O material apreendido incluía 52 kg de cocaína e 51 kg de pasta base, além de uma caminhonete Fiat Strada e uma motocicleta Honda Tornado.
Detalhes da operação
Conforme apurado, a ação mobilizou equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Federal e da Polícia Militar de Barra do Garças. A operação teve início nas primeiras horas da manhã deste sábado (25/10) e se estendeu até o início da noite. A propriedade rural alvo da ação ficava na comunidade São Pedro, próximo ao distrito de Vila Cardoso.
Segundo nota oficial da PF, a droga estava acondicionada em 100 tabletes, distribuídos em quatro sacos, escondidos em uma área externa, nos fundos da chácara. Durante a abordagem, o suspeito afirmou ser apenas responsável pela guarda do entorpecente.
Contexto e impacto
De acordo com a Polícia Civil, as apreensões resultaram em um prejuízo estimado de R$ 2,3 milhões às facções criminosas. O homem detido já possui duas passagens anteriores pelo mesmo crime, reforçando o padrão de reincidência em tráfico de drogas na região.
As equipes policiais chegaram ao local a partir de informações obtidas pelas agências de inteligência do Gefron, da PF de Cáceres e da PM de Barra do Garças, mostrando a integração entre as forças para combater o tráfico em áreas rurais e fronteiriças.
Como colaborar
A população pode contribuir com denúncias anônimas pelo telefone 0800 646 1402, pelo contato direto com a base do Gefron em Barra do Garças ((65) 3325-1402) ou via WhatsApp ((65) 99668-7655).
Reportagem baseada em informações oficiais da Polícia Federal e da Polícia Civil de Mato Grosso.
Contexto adicional
- Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a apreensão de drogas em áreas rurais de MT tem aumentado nos últimos anos, refletindo o papel estratégico do estado no tráfico de entorpecentes na região Centro-Oeste.
- Operações integradas como esta são consideradas eficazes para desarticular redes criminosas, segundo especialistas em segurança pública.
- O Gefron atua especificamente no combate a crimes de fronteira e já registrou mais de 200 operações semelhantes somente em 2025.


















