Plantão 24h da Mulher atende 1,5 mil vítimas de violência no primeiro semestre

Em Cuiabá e Várzea Grande, a unidade especializada da Polícia Civil registrou milhares de atendimentos e medidas protetivas no início de 2025.

Fonte: CenárioMT

Plantão 24h da Mulher atende 1,5 mil vítimas de violência no primeiro semestre
Plantão 24h da Mulher atende 1,5 mil vítimas de violência no primeiro semestre - Foto: PJC

O Plantão 24h da Mulher de Cuiabá (MT) atendeu 1,5 mil mulheres vítimas de violência doméstica e sexual durante o primeiro semestre de 2025. A unidade da Polícia Civil também elaborou 2 mil boletins de ocorrência nesse período, abrangendo casos de Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo o relatório da unidade, mais de 1,6 mil medidas protetivas foram solicitadas, algumas por uma mesma vítima contra diferentes suspeitos. Além disso, foram realizadas quase 4 mil oitivas e 874 atendimentos psicossociais, incluindo acolhimentos, escutas e encaminhamentos realizados por assistentes sociais e psicólogas.

[Continua depois da Publicidade]

Os dados do cartório da unidade incluem procedimentos que originam inquéritos policiais e medidas protetivas registradas no Processo Judicial Eletrônico (PJe), do Tribunal de Justiça. O coordenador do Plantão 24h, delegado Richard Damasceno Ferreira Lage, destacou que os números reforçam a importância do funcionamento da unidade, estruturada exclusivamente para atender vítimas de violência doméstica e sexual, absorvendo procedimentos que antes eram feitos nas Centrais de Flagrantes de Cuiabá e Várzea Grande.

“Através das equipes multidisciplinares do Plantão da Mulher, com delegados, escrivães, investigadores, psicólogas e assistentes sociais, a Polícia Civil atua com empatia e eficiência desde o primeiro atendimento, visando proteger e acolher as vítimas”, afirmou o delegado.

[Continua depois da Publicidade]

Inaugurado em setembro de 2020, o Plantão 24h conta com salas de acolhimento, cartórios, espaços para atendimento policial e psicossocial, além de brinquedoteca e playground. A estrutura foi idealizada pela primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, que mobilizou voluntárias e parceiros para equipar e decorar a unidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.