O projeto “MT Imersivo: Fronteiras” chega ao fim nesta sexta-feira (30), com sessões na Escola Estadual Dante Martins de Oliveira, em Várzea Grande, Mato Grosso, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A iniciativa levou um planetário itinerante em formato de cinema a mais de 20 mil estudantes da rede pública de 11 municípios.
Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o projeto ofereceu sessões educativas sobre ciência, astronomia e cultura. A estrutura inflável em formato de cúpula comporta até 30 pessoas por sessão e conta com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, além de recursos como Libras e audiodescrição.
Cada sessão teve duração de 20 minutos, apresentando filmes lúdicos e educativos. Além disso, o projeto realizou oficinas de Stop Motion, nas quais os alunos criaram curtas-metragens autorais exibidos no próprio planetário. Educadores também receberam formação para integrar os conteúdos ao currículo escolar.
As atividades começaram em fevereiro e percorreram escolas de Nobres, Diamantino, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Porto Esperidião, Lambari D’Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Mirassol D’Oeste, Araputanga e São José dos Quatro Marcos. Os municípios foram escolhidos com base em critérios como densidade populacional e baixo PIB, priorizando regiões com acesso limitado a conteúdos audiovisuais de qualidade.
A etapa final ocorre em Várzea Grande, com ações realizadas em oito escolas estaduais ao longo de maio. O encerramento destaca o impacto do projeto como ferramenta de transformação por meio da arte, ciência e inclusão.
O “MT Imersivo: Fronteiras” foi desenvolvido pela equipe do Infinitte Planetário e selecionado no edital Cinemotion de Apoio a Espaços de Exibição, promovido pela Secel.
Serviço:
Encerramento do projeto “MT Imersivo: Fronteiras”
Local: Escola Estadual Dante Martins de Oliveira – Várzea Grande (MT)
Data: Sexta-feira (30/5), das 7h às 11h e das 13h às 17h
Atividades: Sessões imersivas e exibição de curtas produzidos por estudantes