PF e Receita Federal apreendem mais de meia tonelada de cocaína no Porto do Rio

Fonte: TV GLOBO

1 542
Foto: Divulgação

A Receita Federal e policiais federais da Delegacia de Repressão às Drogas (DRE) encontraram cerca de meia tonelada de cocaína no Porto do Rio de Janeiro na madrugada deste sábado (31).

Segundo agentes que participaram da ação, os 550 quilos de cocaína passariam por Roterdã, na Europa, e teriam como destino final Israel, no Oriente Médio.

A droga foi apreendida e estava sendo encaminhada, no início da manhã, para a sede da delegacia especializada da Polícia Federal, na Praça Mauá.

No ano passado, a Receita Federal apreendeu 1,3 tonelada de cocaína no Porto do Rio. A carga foi localizada em dois contêineres. Os contêineres tinham como destino o Porto de Tema, em Gana, mas com uma escala na Europa, destino de 90% dos carregamentos de drogas apreendidas no país.

Aumento de apreensões

Dados da Polícia Federal obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que, entre janeiro e maio deste ano, foram apreendidas 39,3 toneladas de cocaína em todo o país. Esse número representa um aumento de 69,4% na comparação com as 23,2 toneladas apreendidas no Brasil no mesmo período de 2018.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esses números abrangem todos os tipos de apreensões registradas pela PF nos períodos analisados. Incluem, portanto, desde apreensões em aeroportos, feitas, geralmente, em pequenas quantidades, levadas pelas chamadas “mulas do tráfico, até mesmo grandes apreensões, como a de meia tonelada, dentro de um helicóptero, no interior de São Paulo, ocorrida em abril deste ano.

Em maio deste ano, a PF prendeu três suspeitos com 971,8 kg de cocaína em uma chácara na cidade de Biritiba-Mirim, na Grande São Paulo. Os agentes chegaram ao local após um trabalho de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF.