Uma ação integrada entre a Polícia Federal, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron/MT), a Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas e a Força Aérea Brasileira (FAB) resultou na apreensão de cerca de 400 quilos de drogas nesta quinta-feira (25).
A operação ocorreu em uma área rural próxima ao município de Urucará (AM), onde funcionava uma pista de pouso clandestina utilizada por criminosos.
De acordo com a PF, o local era um ponto estratégico para o armazenamento e transporte de entorpecentes. Aeronaves da Defesa Aérea da FAB foram acionadas para monitorar a área, enquanto as equipes em solo se deslocaram para o cumprimento da ação.
Com a chegada das forças de segurança, os criminosos abandonaram o local, deixando para trás 13 fardos contendo cocaína e skunk. Uma aeronave também foi encontrada, mas, sem condições de ser retirada, acabou inutilizada no próprio local.
As diligências continuam em andamento para identificar e prender os responsáveis pelo carregamento, além de atingir as lideranças criminosas envolvidas. A estratégia também inclui a descapitalização patrimonial e a desarticulação de organizações que atuam na região.
A operação contou ainda com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), que reúne agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, reforçando a atuação conjunta contra o crime organizado.