PF e Exército intensificam operação contra garimpo ilegal em Mato Grosso

A ação conjunta mira desarticular a extração ilegal de ouro nas regiões próximas à Terra Indígena Sararé, com mandados cumpridos em residências e estabelecimentos.

Fonte: CenárioMT

PF e Exército intensificam operação contra garimpo ilegal em Mato Grosso
Foto: PF

A Polícia Federal, em conjunto com o Exército Brasileiro, iniciou na manhã desta sexta-feira (15/8) uma operação para combater a extração ilegal de ouro em Mato Grosso, especificamente em Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste, áreas próximas à Terra Indígena Sararé.

Durante a ação, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais das cidades vizinhas, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres.

As investigações começaram após informações da Polícia Rodoviária Federal indicarem que empresários estariam envolvidos na guarda e manutenção de maquinários usados em garimpos ilegais. Oficinas mecânicas funcionavam como pontos estratégicos para ocultar escavadeiras, tratores e outros equipamentos.

O objetivo da operação é desarticular a logística do garimpo ilegal. As apurações continuam com a análise do material apreendido para identificar financiadores da atividade. Os investigados podem responder por crimes ambientais e por usurpação de bens da União.

Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.