PF deflagra Operação Mykyara contra desmatamento ilegal em Terra Indígena Menkü

Ação cumpre 10 mandados de busca e apreensão em residências e madeireiras suspeitas; área desmatada em 2024 ultrapassa 1.140 hectares e indígenas relataram ameaças

Fonte: CenarioMT

Ação cumpre 10 mandados de busca e apreensão em residências e madeireiras suspeitas; área desmatada em 2024 ultrapassa 1.140 hectares e indígenas relataram ameaças

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (13), a Operação Mykyara para combater atividades reiteradas de desmatamento no interior da Terra Indígena Menkü, território do povo Myky. A ação visa identificar e responsabilizar criminalmente os envolvidos na exploração ilegal de madeira na área protegida.

Ao todo, 42 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão em residências e madeireiras suspeitas de receber e comercializar madeira extraída irregularmente. A operação conta com o apoio de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

As investigações começaram após uma denúncia anônima feita pela plataforma Fala.BR, que alertou sobre a exploração sistemática da floresta na Terra Indígena. Com base em imagens de satélite, foi constatado que, apenas em 2024, o corte seletivo resultou na derrubada de 1.142,88 hectares de floresta nativa.

Além do crime ambiental, o inquérito apura ameaças graves feitas por madeireiros contra mulheres indígenas que se posicionaram contra as atividades ilegais, colocando em risco sua integridade física e vida.

Os investigados poderão responder por crimes como desmatamento de terra de domínio público, receptação de madeira sem comprovação de origem e associação criminosa, cujas penas podem ultrapassar 10 anos de prisão.

A Polícia Federal reforça que a preservação das terras indígenas é prioridade e que novas ações podem ocorrer para garantir a proteção do território e a segurança das comunidades locais.