A Polícia Federal, em ação integrada com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC/MT) e o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron/MT), deflagrou entre os dias 28 e 30 de setembro uma operação para combater crimes ambientais e organizações criminosas na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda, em Mato Grosso.
O foco da ação foi o garimpo ilegal em área fortemente explorada pela extração clandestina de ouro e dominada por facções criminosas. Segundo a PF, o objetivo principal foi a desintrusão das áreas impactadas pela garimpagem, além da inutilização de equipamentos utilizados nas atividades ilícitas e do enfrentamento à presença de organizações criminosas envolvidas no esquema.
Durante a operação, equipes da força-tarefa inutilizaram motores estacionários, geradores de energia, túneis subterrâneos e estruturas de apoio do garimpo. Também foram apreendidas armas de fogo, munições, grande quantidade de explosivos, minério de ouro e mercúrio — insumos usados na extração ilegal.
As ações fazem parte de um esforço conjunto para enfraquecer o poder de facções criminosas que atuam na região e reduzir os impactos ambientais causados pela exploração clandestina em território indígena.