A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24), mais uma fase da Operação Sniffing em Mato Grosso, com foco no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil. A ação ocorreu no município de Tabaporã, onde os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Juína.
Durante as diligências, os policiais apreenderam um telefone celular contendo vídeos e imagens de exploração sexual infantil. O suspeito foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Sinop.
Segundo a PF, caso seja confirmada a prática de armazenamento, compartilhamento ou comercialização de arquivos de exploração sexual, o investigado poderá responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia” para tratar desse tipo de crime (art. 241-E da Lei nº 8.069/1990), a comunidade internacional adota nomenclaturas como “abuso sexual” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, reforçando a gravidade das violações cometidas contra as vítimas.
A Polícia Federal também fez um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar as crianças e adolescentes no ambiente digital.
Entre as medidas de proteção, destacam-se o acompanhamento das atividades online, conversas abertas sobre os riscos da internet e a atenção a mudanças bruscas de comportamento, como isolamento ou segredos em relação ao uso de celulares e computadores.
A instituição reforça que a prevenção e a informação são as principais ferramentas para proteger crianças e adolescentes, ajudando a salvar vidas e evitar situações de risco.