Pesquisa aponta amplo conhecimento do Código de Defesa do Consumidor entre mato-grossenses

Levantamento nacional revela que a maioria dos consumidores em Mato Grosso conhece seus direitos e valoriza a legislação de proteção ao consumidor.

Fonte: CenárioMT

Pesquisa aponta amplo conhecimento do Código de Defesa do Consumidor entre mato-grossenses
Foto: Junior Silgueiro/Setasc-MT

Uma pesquisa realizada pelo Colegiado Nacional de Procons Estaduais (CNPE) avaliou o conhecimento dos consumidores brasileiros sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a experiência ao registrar reclamações nos Procons. Em Mato Grosso, 94% dos entrevistados afirmam conhecer o Código, que completou 35 anos recentemente, e 82% relatam ter bastante ou algum conhecimento sobre seus direitos.

O levantamento também mostrou que 82% dos participantes reconhecem a importância do CDC para proteger os consumidores. A secretária adjunta do Procon-MT e diretora do CNPE para a Região Centro-Oeste, Cristiane Vaz, destaca que esses números indicam que o Código continua atualizado e eficaz para solucionar problemas de consumo.

[Continua depois da Publicidade]

Em relação à experiência prática, cerca de 78% dos consumidores mato-grossenses enfrentaram problemas ao adquirir produtos ou serviços nos últimos dois anos. Destes, 71% conseguiram resolver totalmente ou parcialmente a questão diretamente com o fornecedor, enquanto 29% não obtiveram solução e 36% precisaram recorrer ao Procon.

Sobre os serviços do órgão estadual, 55% já utilizaram o Procon ao menos uma vez, e 70% avaliaram o atendimento como excelente ou bom, recomendando-o a amigos e familiares. Além disso, 56% dos entrevistados utilizaram plataformas digitais para registrar queixas.

[Continua depois da Publicidade]

O questionário contou com 15 perguntas e foi respondido por 1.252 consumidores entre os dias 2 e 9 de setembro. Os dados coletados fornecerão informações estratégicas para a formulação de políticas de defesa do consumidor em âmbito nacional.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.