29.7 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 16 junho, 2021
InícioMATO GROSSOPescadores e entidades fazem petição para que usinas não sejam instaladas em...

Pescadores e entidades fazem petição para que usinas não sejam instaladas em MT

Por G1 MT

Um grupo de pescadores e entidades ligadas ao meio ambiente fizeram uma petição para impedir que seis novas usinas sejam instaladas em Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Várzea Grande e Cuiabá. O documento tem quase 900 assinaturas e deve ser encaminhado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) no final da campanha.

Os licenciamentos das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) estão em análise na secretaria.

Segundo o Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), a campanha ‘Rio Cuiabá livre’ tem o objetivo de impedir a aprovação.

As entidades afirmam que as usinas Angatu I, Angatu II, Iratambé I, Iratambé II, Guapira II, e Perudá, planejadas para funcionarem na parte média do Rio Cuiabá, poderão causar impactos irreversíveis para as comunidades ribeirinhas e urbanas, para o ecossistema, caracterizado por espécies de peixes migratórios e, ainda, influenciar diretamente o Pantanal.

“A Lei Nacional de Recurso Hídrico diz que as águas são de uso múltiplo, para todos os usuários da bacia. Não é interessante um único usuário do setor hidrelétrico ficar com todo o potencial da bacia para ele, em detrimento de uma única atividade, causando problema para todos os demais usuários”, diz a bióloga envolvida no projeto, Luciana Ferraz.

Os rios Cuiabá e São Lourenço fazem parte da Bacia do Alto Paraguai, formadora do Pantanal. Neste ano, a Agência Nacional das Águas (ANA) mapeou em vermelho uma área onde ocorreu uma significativa alteração hidrológica e de qualidade da água, já que a implantação de empreendimentos hidrelétricos traria conflitos locais ou regionais.

Um exemplo disso, segundo a Formad, foi a redução da produtividade dos peixes nos ecossistemas e, consequentemente, prejuízo econômico e cultural para a pesca profissional, turística ou difusa, a ocasional.


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

CONHECIMENTO
IFMT de Lucas prepara Ciclo de Palestras abordando Biotecnologia, aplicações e oportunidades
junho 16, 2021
Lucas do Rio Verde
Confira o resultado final do Processo Seletivo n° 01/2021 de Lucas do Rio Verde
junho 16, 2021