Pesca será liberada a partir deste sábado (1) em Mato Grosso com restrições

Fonte: CENÁRIOMT

Sinop é destaque em boletim nacional sobre turismo de pesca esportiva
Sinop é destaque em boletim nacional sobre turismo de pesca esportiva

A partir deste sábado (1º de fevereiro), os pescadores de Mato Grosso poderão voltar a dar seus arremessos nos rios do estado.

No entanto, a pesca está liberada com restrições, conforme a Lei do Transporte Zero, que proíbe a pesca, o transporte e a comercialização de 12 espécies, como dourado, pintado e pirarucu.

[Continua depois da Publicidade]

A medida visa proteger a fauna aquática e garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Para os pescadores amadores, a pesca é liberada na modalidade “pesque e solte”, com limite de captura e algumas restrições. Já os pescadores profissionais podem pescar e comercializar as espécies permitidas.

Fiscalização intensificada em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça que a fiscalização será intensificada para garantir o cumprimento da lei. Equipes ambientais realizarão ações fluviais e barreiras rotineiras em todo o estado, além de vistorias em estabelecimentos comerciais.

[Continua depois da Publicidade]

Espécies Exóticas

Uma novidade é a permissão para a pesca de espécies exóticas, desde que sejam consideradas predadoras na bacia hidrográfica e o transporte seja realizado dentro da mesma bacia. Essa medida visa controlar a proliferação de espécies invasoras que podem prejudicar o ecossistema local.

Piracema e Áreas Protegidas

O período de defeso da piracema, que durou quatro meses, teve como objetivo garantir a reprodução das espécies e a recuperação dos estoques pesqueiros. Nas unidades de conservação, a pesca continua proibida durante todo o ano.

A pesca ilegal é um crime ambiental e pode gerar multas e outras penalidades. Denuncie qualquer irregularidade à Ouvidoria da Sema ou à Polícia Militar.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.