Pesca Predatória: 119 Quilos de Peixes Apreendidos em Santo Antônio de Leverger

Operação conjunta entre Sema e Polícia Militar resulta em apreensão e multa.

Fonte: CenarioMT

Pesca Predatória: 119 Quilos de Peixes Apreendidos em Santo Antônio de Leverger
Infratores não portavam a Carteira de Pesca Amadora, que é um documento obrigatório Crédito - Sema/MT

Na última terça-feira (07/05), uma ação conjunta entre fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e policiais militares de Chapada dos Guimarães resultou na apreensão de 119 quilos de pescado irregular em Santo Antônio de Leverger.

[Continua depois da Publicidade]

Os peixes, que incluíam 137 pacupevas, um dourado, 11 pacus, 25 piraputangas e três sardinhas, foram encontrados em uma caixa térmica no porta-malas de um veículo durante uma blitz na MT-040, na saída do município com destino a Barão de Melgaço.

A equipe da Sema foi acionada por policiais de Santo Antônio de Leverger enquanto seguiam para uma operação de fiscalização na região.

[Continua depois da Publicidade]

Irregularidades e Multas Aplicadas:

A apreensão ocorreu devido ao transporte irregular do pescado, incluindo espécies proibidas como o dourado e a piraputanga. Além disso, parte das espécies estava abaixo da medida mínima permitida por lei e os ocupantes do veículo não portavam a obrigatória Carteira de Pesca Amadora.

Diante das infrações, os dois ocupantes do veículo foram conduzidos à delegacia para registro de boletim de ocorrência e multados no valor total de R$ 16.900,00.

Destinação do Pescado:

O pescado apreendido foi doado pela Sema ao Abrigo dos Idosos da Comunidade do Peixinho, em Santo Antônio de Leverger, promovendo a destinação adequada do alimento e beneficiando a comunidade local.

Combate à Pesca Predatória:

A operação faz parte das ações da Sema no combate à pesca predatória na região da Baixada Cuiabana, incluindo fiscalização noturna para coibir o uso de métodos ilegais como redes, tarrafas e outros.

Medidas de Controle:

Em todo o estado, a captura, o transporte, o armazenamento e a comercialização de 12 espécies de peixes estão proibidos, incluindo:

Cachara; Caparari; Dourado; Jaú; Matrinchã; Pintado/Surubim; Piraíba; Piraputanga; Pirarara; Pirarucu; Trairão; Tucunaré

O pescador amador pode praticar o pesque e solte, ou capturar no máximo 2 kg ou uma unidade de qualquer peso, desde que respeite as medidas mínimas estabelecidas em lei, seja para consumo local e a espécie não esteja na lista de proibidas.

Ressalta-se que o transporte e a comercialização do pescado são vedados ao pescador amador.

Denúncias:

A pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Sema pelos seguintes canais:

Telefone: 0800 065 3838

Aplicativo MT Cidadão

Regionais da Sema

Denúncias de crimes ambientais em geral também podem ser feitas à Polícia Militar pelo 190.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter, DRT: 0001686-MT