Período proibitivo de queimadas em MT é adiantado para o dia 1º de julho

0
Foto: Corpo de Bombeiros

O período proibitivo de queimadas na zona rural de Mato Grosso será adiantado para o dia 1º de julho e deve se estender até 30 de setembro. A decisão foi anunciada pelo governo do estado nesta quinta-feira (4).

A decisão leva em consideração fatores climáticos e riscos que a poluição do ar traz à saúde humana, especialmente em um momento que o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19, que é uma síndrome respiratória.


-Continua depois da publicidade ©-

Além disso, de acordo com monitoramento realizado pelo INPE, entre 01 de janeiro e 28 de maio, Mato Grosso registrou um aumento de 11,83% dos focos de calor em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, o Brasil e os Estados da Amazônia legal registraram redução de 2,84% e 31,26% respectivamente.

O decreto com a regulamentação será publicado nos próximos dias.

Com a decisão, os proprietários rurais estão proibidos de realizar qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo.

Em zona urbana, as queimadas são proibidas durante todo ano.

Também foi verificado que 44% do estado de Mato Grosso apresenta a pluviosidade abaixo da média e 24% do território encontra-se na média dos últimos 30 anos para o mesmo período.

A estiagem decrescente seca a vegetação mais fina tornando-a mais vulnerável ao fogo.

Leia também: Resultado das loterias de hoje (26/09/2020)


Amazonia 03 de Junho