Parcerias entre Empaer e municípios impulsionam agricultura familiar em Mato Grosso

O aumento do Índice Municipal da Agricultura Familiar (IAF) tem fortalecido a cooperação entre prefeituras e a Empaer, beneficiando pequenos produtores no estado.

Fonte: CenárioMT

Parcerias entre Empaer e municípios impulsionam agricultura familiar em Mato Grosso
Parcerias entre Empaer e municípios impulsionam agricultura familiar em Mato Grosso - Foto: EMPAER

O número de termos de cooperação técnica entre a Empaer e prefeituras de Mato Grosso cresceu com o avanço do Índice Municipal da Agricultura Familiar (IAF). Ao todo, foram assinados 103 termos, sendo 43 publicados no Diário Oficial do Estado, enquanto os demais seguem em análise pelos técnicos da instituição.

O IAF determina o valor do repasse do ICMS destinado a investimentos em pequenos produtores, considerando critérios como a cobertura da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizada pela Empaer, que tem sido responsável pelo aumento dessas parcerias.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente da Empaer, Suelme Evangelista, afirmou que o índice fortalece as relações institucionais e amplia a presença da ATER nos municípios, fortalecendo a agricultura de pequena escala. A expectativa é firmar acordos com todas as 142 prefeituras do estado.

“A integração entre a Seaf e a Empaer possibilita trabalho conjunto com os municípios, em cooperação mútua baseada no interesse local. Essa sinergia reduz custos e entrega melhores resultados à agricultura familiar”, destacou Evangelista.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o diretor de ATER, Marcos Paulo Alves Balbino, as parcerias incluem responsabilidades para ambas as partes e permitem o uso compartilhado de veículos, equipamentos, imóveis e contratação de assistência técnica pelas prefeituras.

Em Guiratinga, o extensionista Rinaldo Monteiro trabalha em conjunto com a secretaria municipal de Agricultura, reforçando o cálculo do IAF para aumentar a arrecadação local.

Em Barra do Garças, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Bispo dos Santos, ressaltou que o termo de cooperação técnica beneficia a agricultura indígena. No município, com 53 aldeias e a Reserva São Marcos, a ação inclui a entrega de equipamentos como carrinhos de mão, rastelos e enxadas, ampliando a produção e o potencial agrícola das comunidades.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .