Atuar na conscientização política dos jovens eleitores, no exercício do voto e no conhecimento das responsabilidades que envolvem um mandato eletivo. Essa é a linha de trabalho de uma parceria entre a Justiça Eleitoral em Mato Grosso e o Poder Legislativo de Cuiabá.
A proposta foi objeto de uma reunião nesta segunda-feira (22), entre a desembargadora Serly Marcondes Alves, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), e a vereadora Paula Calil (PL), presidente da Câmara Municipal. O novo projeto será uma combinação de duas iniciativas: o “Voto Consciente”, da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), e o “Cuiabaninhos”, do Poder Legislativo Municipal.
O programa do TRE-MT atua no estímulo à cidadania, despertando nos estudantes a consciência cívica e fortalecendo princípios éticos para uma participação política consciente, livre e democrática, com incentivo ao alistamento eleitoral para a emissão do primeiro título, pelo voto aos 16 anos. O Cuiabaninhos também é uma iniciativa educativa e de cidadania que busca aproximar estudantes do funcionamento do Poder Legislativo municipal, promovendo visitas guiadas, debates e atividades para incentivar a consciência cívica.
A estratégia do novo projeto é que os jovens atendidos visitem primeiro a Câmara Municipal e, depois, o TRE-MT, para conhecer a rotina, as responsabilidades, os direitos, os deveres e as obrigações de cada instituição, além da importância delas para a sociedade e para a democracia. Na avaliação da presidente do TRE-MT, as crianças atendidas pelo novo projeto precisam saber que, no futuro, poderão votar e ser candidatas a um mandato eletivo.
“É uma iniciativa que mostra às crianças o nosso compromisso com a formação democrática delas, para que tenham acesso à informação correta e verdadeira, informações legais, e não sejam expostas à desinformação. Vão conhecer a Câmara, o que faz um vereador. Vão conhecer o TRE-MT e como se organizam as eleições. A criança que participa de um processo que vivenciou, que experimentou, saberá distinguir o que é real do que não é real”, pontuou a magistrada.
A presidente da Câmara Municipal enalteceu a nova parceria e disse que o programa Cuiabaninhos tem feito a diferença na vida de estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, por possibilitar aos jovens a compreensão da função do Poder Legislativo e de como podem participar da vida política da cidade onde vivem. “Estamos felizes com essa parceria, pois ela possibilita que os estudantes conheçam como funciona a Casa Legislativa e, também, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Acredito muito na educação e, só assim, nossos jovens, nossas crianças, serão verdadeiros cidadãos e estarão exercendo uma cidadania plena”, observou a vereadora Paula Calil.
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), juiz-membro Welder Queiroz dos Santos, explicou à comitiva da Câmara Municipal como funciona o programa “Voto Consciente” e como a Justiça Eleitoral no estado tem se aproximado do jovem eleitor.
“Os jovens são o futuro do Brasil, eles são os protagonistas do país. De uma sala de aula podem sair futuros vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e até presidente da República. O programa trata o aluno dentro de uma perspectiva de responsabilidades e de voto consciente”, destacou.
Participaram da reunião a secretária da EJE-MT, Janis Eyer Nakahati; a assessora da Presidência, Sueli Sanae Shimada Ueda; o procurador-geral da Câmara Municipal de Cuiabá, Eustaquio Inácio Noronha Neto; e a coordenadora da Escola do Legislativo, Amanda de Freitas Batista Fares.
O próximo passo é uma reunião com as equipes das duas instituições para a definição das diretrizes do novo projeto.


















