Pacientes com covid-19 já enfrentam ‘fila’ para conseguir UTI em Mato Grosso

Fonte: REPÓRTERMT

1 719

O morador de Jaciara, Alessandro Vieira, 38 anos, é um dos sete pacientes infectados pelo novo coronavírus no município com quadro clínico considerado grave, que aguarda uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Rondonópolis (212 km da Capital).

Conforme apurou a reportagem o paciente deu entrada no hospital particular Santa Lúcia nessa segunda-feira (22), quando teve o agravamento no estado de saúde, com dificuldades para respirar e necessidade de intubação, tendo que aguardar na sexta posição da fila para conseguir ser internado na unidade de saúde regional.

Segundo informações não oficiais, Alessandro já estaria passando mal há dias, dado entrada na unidade de saúde particular, porém, com diagnósticos diferentes e resultados negativos para infecção do novo coronavírus. No entanto, após retornar ao Santa Lúcia nessa segunda, um novo exame positivou e confirmou o paciente com o novo coronavírus.

A secretária de saúde de Jaciara, Suely Castro, postou um vídeo nas redes sociais deixando claro todas as dificuldades que o município e região estão passando nesse momento de pandemia.

[Continua depois da Publicidade]

Ela informa que já não há mais leitos na UTI no Hospital Regional de Rondonópolis e na Santa Casa, nem mesmo medicação básica necessária para intubação dos pacientes, além da falta de profissionais, já que muitos estão contaminados pelo vírus e outros afastados por pertencerem a grupos de risco.

A gravação tem a intenção de alertar a população para que fique em casa e respeite as medidas de segurança contra a proliferação da covid-19 adotadas pelo município, deixando os moradores cientes do que terão que enfrentar caso fiquem doentes, principalmente àqueles que promovem e/ou frequentam festinhas clandestinas.

O último boletim epidemiológico divulgado, nessa segunda-feira (22), mostra que Jaciara tem 91 casos de pacientes confirmados com a covid, sendo quatro internados em leito clínico, um em UTI e uma morte causada pelo vírus.

Outras 129 pessoas são tidas como casos suspeitos e estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar.

Porém, 72 jaciarenses infectados conseguiram vencer o coronavírus e estão recuperados.