Paciente de 38 anos transforma dor em esperança e salva três vidas com doação de órgãos em Mato Grosso

Este é o segundo procedimento de captação do ano realizado no HPSMVG, consolidando a unidade como uma referência em ações de doação no estado.

Fonte: CENÁRIOMT

Paciente de 38 anos transforma dor em esperança e salva três vidas com doação de órgãos em Mato Grosso - Foto: MATHEUS GUIMARÃES

Na manhã desta sexta-feira (31), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande, Mato Grosso, tornou-se novamente o palco de um profundo ato de solidariedade e amor incondicional. Uma paciente de apenas 38 anos, cuja identidade foi preservada, teve seus órgãos doados, após a emocionante e corajosa autorização de sua família. Este gesto grandioso vai reverberar por todo o país, oferecendo uma nova chance de vida a três pessoas que aguardavam na fila de transplantes.

A captação, que mobilizou uma complexa operação logística, foi conduzida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), coordenada pela médica Adriana Podanowski. A equipe local viabilizou a doação do fígado e das córneas da paciente, em articulação com a Central Estadual de Transplantes.

[Continua depois da Publicidade]

Uma equipe especializada de Brasília, liderada pelo cirurgião Gabriel Cajá, esteve no HPSMVG para realizar a retirada do fígado, que foi imediatamente transportado para o Distrito Federal, destinado a um paciente em estado delicado. As córneas, por sua vez, seguiram para o banco de tecidos, prontas para restaurar a visão de pacientes em qualquer lugar do Brasil.

“Cada doação representa um gesto de amor e esperança. É a vida se renovando por meio da generosidade de uma família que, mesmo em meio à dor, decidiu transformar a perda em oportunidade para outros,” destacou a coordenadora Adriana Podanowski.

Este é o segundo procedimento de captação do ano realizado no HPSMVG, consolidando a unidade como uma referência em ações de doação no estado. O sucesso é resultado do empenho da equipe e da sensibilização crescente das famílias que compreendem o valor desse gesto humanitário.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.