A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso lança uma série de iniciativas voltadas à prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero durante o Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o período é fundamental para que as mulheres realizem exames preventivos e reforcem a importância da detecção precoce desses tipos de câncer.
Dados do coordenador de Atenção às Condições de Saúde, Vinícius de Oliveira, indicam queda nos casos em Mato Grosso: o câncer de mama reduziu de 368, entre janeiro e junho de 2024, para 245 no mesmo período de 2025, enquanto o câncer do colo do útero caiu de 328 para 203.
Para garantir diagnósticos e tratamentos em tempo hábil, a SES participa de projetos como o Super Centro Brasil para Diagnóstico de Câncer, acelerando resultados de biópsias, e o Projeto MICCI, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, que foca na prevenção do câncer de colo de útero entre mulheres da etnia Xavante.
A ampliação da rede diagnóstica inclui a contratualização de laboratórios e serviços do Hospital de Câncer de Mato Grosso e do Hospital Geral de Cuiabá, fortalecendo a assistência oncológica. A construção do novo Hospital Central também promete aumentar a oferta de procedimentos especializados.
A unidade móvel da Saúde da Mulher no Hospital Estadual Santa Casa realizou 7.544 consultas de janeiro a agosto de 2025, com aumento nos exames de ultrassom mamário e transvaginal, papanicolau e mamografias em relação ao ano anterior.
O Hospital Estadual Santa Casa promove ainda uma campanha especial para servidoras do Estado, oferecendo consultas e exames preventivos com agendamento prévio, presencial ou pelo WhatsApp (65) 98433-0913, reforçando cuidados com hábitos de vida saudáveis e diagnóstico precoce.