A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 462 exames preventivos durante as ações especiais da campanha Outubro Rosa. As atividades foram concentradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que operaram em horários estendidos para atender as mulheres e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
A maior parte dos exames foi realizada durante o “Dia D” da campanha, em 18 de outubro, quando foram feitas 289 coletas de exames preventivos. Posteriormente, em 30 de outubro, as unidades continuaram com horário estendido e possibilitaram a realização de mais 173 coletas. A soma dos dois dias de mobilização especial resultou em 462 exames preventivos na rede municipal.
Além das coletas de preventivo (Papanicolau), as ações do Outubro Rosa ofereceram um leque de serviços, incluindo vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), atendimentos odontológicos, serviços de planejamento familiar e cadastro no programa Bolsa Família. As equipes também realizaram encaminhamentos para mamografias com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres ao rastreamento do câncer de mama.
O Secretário Municipal de Saúde, Érico Stevan, destacou que o principal objetivo da campanha foi incentivar o cuidado contínuo com a saúde feminina. Ele explicou que as atividades do Outubro Rosa representam um esforço conjunto entre as equipes de saúde e a população. “Foi uma ação importante de cuidado à saúde da mulher. Nosso trabalho é garantir que esse cuidado aconteça o ano todo, não apenas durante o mês de outubro. As unidades seguem com atendimento contínuo, acolhendo as mulheres que precisam realizar seus exames preventivos e mamografias”, afirmou o Secretário.
Érico Stevan ressaltou ainda o comprometimento das equipes e o resultado positivo das ações. “As equipes da Atenção Básica estão empenhadas em acolher cada paciente e orientar sobre a importância de manter os exames em dia. Nossas UBS’s seguem de portas abertas, com um atendimento amplo e humanizado, para que o cuidado seja constante e alcance cada vez mais mulheres”, completou o gestor.


















