A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (1º), em todo o estado, o ‘Dia D’ da Operação Virtude, uma ação integrada à Política Nacional de Proteção à Pessoa Idosa, do Ministério da Justiça. O objetivo é ampliar a segurança e o cuidado com cidadãos acima de 60 anos.
Segundo a coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini, o plano é estadual, mas cada município desenvolveu sua própria programação. Em Cuiabá, a Delegacia Especializada de Delitos Contra Pessoa Idosa (DEDCPI) organizou uma força-tarefa específica para a data.
A operação contou com a participação de 20 policiais e 10 viaturas, distribuídos em 10 equipes, que cumpriram 20 ordens de serviço e intimações. O delegado da DEDCPI, Marcos Veloso, explicou que a ação se diferenciou das rotineiras: o foco foi buscar vítimas idosas e verificar denúncias de negligência, ao invés de concentrar esforços apenas na prisão de suspeitos.
De acordo com a delegada Mariell, a iniciativa é essencial para garantir os direitos da pessoa idosa. Durante as visitas, os policiais avaliaram não apenas as condições físicas dos locais, como alimentação, vestuário e ambiente, mas também a realidade social e familiar, observando sinais de descaso ou vulnerabilidade.