Operação Rustius: Prefeito de Sorriso é alvo de operação da Polícia Federal

Os indícios levantados no inquérito policial indicam que diversas transações financeiras relacionadas à campanha foram realizadas de forma ilegal.

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeito de Sorriso e alvo de operacao da Policia Federal
Prefeito de Sorriso é alvo de operação da Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou em Sorriso (a 420 km ao Norte de Cuiabá), a segunda fase da Operação Rustius. O objetivo é investigar a arrecadação de verbas irregulares na campanha eleitoral para a prefeitura de Sorriso, nas eleições municipais de 2024. O prefeito eleito, Alei Fernandes (União Brasil), é o principal alvo da operação.

Os policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I – TRE/MT. A ação visa coletar novos elementos que auxiliem na apuração dos fatos.

Os indícios levantados no inquérito policial indicam que diversas transações financeiras relacionadas à campanha foram realizadas de forma ilegal.

A suspeita é que a fraude tenha ocorrido para ocultar gastos eleitorais que, se contabilizados na prestação de contas, ultrapassariam o limite permitido pela legislação.

Até o momento, 17 pessoas foram formalmente indiciadas no âmbito da operação.