Operação prende traficantes e apreende armas na fronteira da Bolívia com Mato Grosso

Dupla fugiu no dia em que a droga foi apreendida, mas foi identificada em investigação

Fonte: CENÁRIOMT

Operacao prende traficantes e apreende armas na fronteira da Bolivia com Mato Grosso
Operação prende traficantes e apreende armas na fronteira da Bolívia com Mato Grosso

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Mirassol D’Oeste, Mato Grosso, deflagrou nesta quinta-feira (29) a Operação Heimdall. A ação visou cumprir três mandados de busca e apreensão e dois de prisão contra indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas na fronteira entre o Brasil e a Bolívia.

Os mandados foram cumpridos no distrito de Sonho Azul, em Mirassol D’Oeste, e na Vila Picada, em Porto Esperidião (a 320 km de Cuiabá).

Os alvos foram um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos, ambos acusados de serem responsáveis por uma carga de drogas avaliada em R$ 3 milhões, apreendida pela Polícia Civil em março.

A apreensão e a investigação

A apreensão da droga ocorreu em 23 de março, na MT-265, no trecho da Comunidade Santa Rita, distrito de Porto Esperidião. A substância estava em um Fiat Uno, flagrado por policiais da Delegacia de Mirassol D’Oeste após uma denúncia anônima.

A equipe policial montou campana para abordar o veículo, mas, ao avistar os policiais, o motorista fugiu por uma estrada vicinal, iniciando uma perseguição. Quando o veículo foi alcançado, os ocupantes abandonaram-no e fugiram para o mato, não sendo mais encontrados. No interior do veículo, foram encontrados 194 quilos de pasta base de cocaína, avaliados em R$ 3 milhões.

A investigação subsequente apontou a existência de um grupo que buscava drogas na Bolívia, passava por Porto Esperidião e as levava para Mirassol D’Oeste. O objetivo era abastecer o comércio local e armazenar o entorpecente em residências do Distrito de Sonho Azul, para posterior exportação para outros estados do Brasil.

Os investigadores da Delegacia de Mirassol D’Oeste descobriram que o Fiat Uno apreendido era frequentemente utilizado pela mulher e seu cunhado para realizar viagens entre as cidades e também para a Bolívia, por onde passavam as drogas.

Diante das evidências, o delegado Gustavo Ataíde Fernandes dos Santos representou pelos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva dos suspeitos, que foram acatados pela Justiça.

A mulher foi presa na manhã desta quinta-feira (29). O homem, no entanto, permanece foragido. Durante o cumprimento dos mandados de busca na residência da mulher, foram localizadas quatro armas longas. Em decorrência disso, o pai dela foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. As buscas pelo suspeito foragido continuam.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.