Operação Pedágio Zero prende líder de facção e desarticula esquema de extorsão em Jaciara

Ação da Polícia Civil resultou na prisão de 13 integrantes de facção que cobravam extorsão de comerciantes em Jaciara.

Fonte: CenárioMT

Operação Pedágio Zero prende líder de facção e desarticula esquema de extorsão em Jaciara
Foto: PJC

Mato Grosso — Uma operação da Polícia Civil prendeu 13 integrantes de uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e extorsão a comerciantes em Jaciara. Entre os detidos está o líder do grupo que atuava na região do Vale São Lourenço, que abrange os municípios de Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, São Pedro e Poxoréu.

A Operação Pedágio Zero, deflagrada na última terça-feira (03.6), cumpriu 42 ordens judiciais, sendo 31 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, todos expedidos pela Terceira Vara da Comarca local. A ação teve como base uma investigação da Delegacia de Jaciara sobre o crime de extorsão praticado contra comerciantes, forçados a pagar uma taxa conhecida como “Pedágio” ou “Taxa de Tranquilidade”.

Os comerciantes temiam represálias e, por isso, evitavam denunciar os criminosos. No entanto, o trabalho investigativo avançou, permitindo a identificação dos principais envolvidos, inclusive o líder da facção.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos veículos avaliados em mais de R$ 300 mil — incluindo uma BMW i320 e quatro motocicletas —, além de entorpecentes, celulares, dispositivos eletrônicos e munições. Os bens são suspeitos de ligação com a lavagem de dinheiro oriundo do tráfico.

Todos os presos passaram por audiência de custódia, com manutenção das prisões. Os detidos em flagrante tiveram a prisão convertida em preventiva.

Segundo o delegado José Ramon Leite, o trabalho investigativo foi fundamental para alcançar o principal objetivo: a prisão do líder da organização criminosa. “Conseguimos com a operação a desarticulação do grupo criminoso, por meio da prisão do líder da facção na região”, afirmou.

A ação integra o programa Tolerância Zero, parte da estratégia da Polícia Civil dentro da operação Inter Partes, que visa intensificar o combate às facções criminosas em todo o estado.