Uma grande operação da Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desarticulou uma rede de criminosos cibernéticos que atuava em 11 estados do país. Batizada de “Mão de Ferro 2”, a ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, prisões temporárias e internações de menores envolvidos em crimes digitais de alta gravidade.
Durante a operação, três adultos foram presos: dois em cumprimento de mandados de prisão temporária nas cidades de Manaus e Urucará, no Amazonas, e um terceiro em flagrante, em Ribeirão Preto (SP), por posse de material com conteúdo de pornografia infantil.
Sete adolescentes ligados à rede criminosa tiveram mandados de internação cumpridos. Entre eles, destaca-se um menor de 15 anos, apontado como líder do grupo, cuja internação ocorreu em Rondonópolis, Mato Grosso. Os outros adolescentes foram internados nas cidades de Aquidauana (MS), Marabá (PA), Barcarena (PA), Canaã dos Carajás (PA), Itu (SP) e São Domingos (SE). Com o adolescente alvo de Sergipe, também foi encontrado conteúdo digital ilícito, resultando em um auto de apreensão em flagrante por ato infracional.
Ao todo, 19 ordens judiciais de busca foram cumpridas em diversas cidades, incluindo Manaus e Urucará (AM); Mairi (BA); Fortaleza e Itaitinga (CE); Serra (ES); Sete Lagoas e Caeté (MG); Sinop e Rondonópolis (MT); Aquidauana (MS); Marabá, Barcarena, Canaã dos Carajás e Ananindeua (PA); Oeiras (PI); Lajeado (RS); São Domingos (SE); São Paulo, Guarulhos, Porto Feliz, Itu, Santa Isabel e Altair (SP).